Tonometria

A tonometria é um exame que permite a medida da pressão intra-ocular. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma.

Apesar de simples, sua realização nas consultas é muito importante, indolor e extremamente rápida sendo realizada em menos de 2 minutos para ambos os olhos.
Medidas da pressão intra-ocular são consideradas dentro dos parâmetros normais quando aferidas entre valores de 10 a 20mmHg.

Existem pacientes que não possuem dano no nervo óptico que possuem medidas pressóricas acima de 20mmHg (chamados Hipertensos Oculares) e outros com dano ao nervo óptico mesmo apresentando medidas pressóricas abaixo de 20mmHg (chamados Glaucoma de Pressão Normal).

A pressão intra-ocular é o principal fator de risco para o glaucoma e a redução da PIO é o único tratamento cientificamente comprovado capaz de conter a evolução da doença. Portanto, a medida precisa da PIO é importante para o diagnóstico e acompanhamento do paciente glaucomatoso.

O aparelho pode ser de não contacto (sopro) ou de aplanação acoplado ao aparelho (lâmpada de fenda).

O aparelho de sopro tem uma zona onde a pessoa apoia o queixo e de seguida o médico alinha o feixe de luz. É enviado um sopro de ar para o olho que permite medir a alteração da luz na córnea durante o sopro.

O de aplanação mede a força que é preciso para achatar determinada zona da córnea. O tonómetro tem uma zona onde a pessoa encaixa a testa e o queixo, e depois o médico ajustada a luz do aparelho até ao olho. O olho é previamente anestesiado com gotas de colírio, em seguida é regulada a tensão do aparelho e executa-se as medições.